November 15, 2012

My Birthday cake - Spiced pumpkin cake with dark chocolate and roasted hazelnuts

Happy Birthday to me!




Hoje é um dia especial, o dia do meu aniversário motivo mais que suficiente para se comemorar com algo de fazer crescer agua na boca, afinal é só uma vez por ano que se celebra o dia do começo da nossa existência!


Olhando uns bons anos para  atrás, assustava-me pelo facto de estar a ficar mais velha, talvez por não me sentir realizada, procurava apaziguar esta ideia, mudando constantemente o meu exterior, com um toque de rebeldia. Agora nem por isso, a medida que fico um ano mais velha a vida sabe melhor. Enfrento os meus dias, meses e anos com mais sabedoria, afinal as rugas é sinónimo de aprendizagem!

 
Completo hoje 38 anos,  alegra-me poder festejá-lo rodeada de pessoas que amo.... alguns dias atrás perguntei-me a mim mesma o que gostaria de fazer neste dia? E o que me ocorreu rapidamente foi: acordar mais tarde que o habitual , levar a minha filhota à escola, praticar 1h de yoga, e passar o resto do meu tempo na cozinha a elaborar o meu bolo de aniversário e possivelmente o jantar de família.

Pesquisei alguns bolos e após votação familiar o vencedor é...o que tem chocolate!..mas sempre com ingredientes saudáveis, claro!


Procuro ideias de outros food blog´s e o que mais visito é o My New Roots da nutricionista Sarah Britton, a mais apreciada no mundo dos blogs. Autora de espectaculares receitas e fotografias de cortar a respiração de tanta emoção envolvida nestas criações... Ela é a minha inspiração!!!


A receita base do meu bolo é na verdade uma das criações da Sarah, e só irei alterar alguns ingredientes da sua cobertura.


  Tenho uma ligação muito forte com o chocolate, e por ser um elemento chave associado a grandes festividades, então porque não elaborar algo delicioso com este ingrediente que é tão desejado mundialmente? Hoje é dia para esquecer calorias!





Bolo de abóbora com chocolate preto e avelãs tostadas


 Ingredientes secos:

 250g de farinha de espelta integral
125g de farinha espelta normal
1 c.sopa de canela
1 c.chá de cardomomo em pó.
½ c.chá de noz moscada em pó
½ c.cha de cravinho da índia em pó
2 c.chá de gengibre em pó
1 c.chá de fermento para bolos
1 c. chá de bicarbonato de sódio
½ c.chá de sal marinho
2 c.sopa de sementes chia


Ingredientes humidos:

330g pure de abóbora (usei 3 abóboras Hokkaido pequenas)
220 ml de xarope de acér
6 c.sopa de azeite
1 banana grande (madura)
1 c.sopa de vinagre de maçã


Cobertura de chocolate preto: 

250ml de leite à sua escolha (eu usei um caseiro Leite noz do brasil).
200g de chocolate preto de alta qualidade (eu usei 85%)
1 vagem de baunilha
sal marinho q.b.  






Preparação:
1. Cotar as aboboras em metades, retirar as sementes, e colocar as metades viradas sobre o papel vegetal  num tabuleiro de ir ao forno, a 200º durante 40 minutos. Deixe arrefecer,  retire o miolo e coloque numa liquidificadora, triture até ficar um puré homogéneo. de seguida pese o puré para obter as 330g. 
Reduzir o calor do forno para 170 °.
2. Coloque as 330g de purê de abóbora e adicione os restantes ingredientes húmidos, com exceção de vinagre de maçã. Misture bem até obter um creme homogéneo.
3. Peneire os ingredientes secos numa tigela grande.
4. Adicione os ingredientes húmidos á mistura dos secos e envolva tudo muito bem. Após tudo incorporado, adicione o vinagre de maçã e bata rapidamente para envolver com o creme
5. Colocar a massa em duas formas de fundo amovível de aproximadamente 20cm, previamente untada. Leve ao forno a 180 ° durante 30 minutos, ou até o palito sair limpo. Deixe arrefecer completamente.
6. Coloque 200g de avelãs sobre papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, a 180º durante 15minutos, até que cascas comecem a estalar e quando começar a sentir o seu aroma inconfundível e delicioso. Deixe arrefecer e retire as cascas esfregando umas nas outras.





Creme de chocolate preto:


1.Corte a vagem de baunilha ao comprido e retire o conteúdo raspando com uma colher.

2. Leve a lume médio o leite frio com a baunilha e quando estiver quente, retire do lume e adicione o chocolate. Mexa até dissolver e obter uma cremosa cobertura.

Por fim coloque alternadamente o creme de chocolate preto com as avelãs tostadas entre as metades do bolo, e cubra o bolo da mesma forma, e sirva.


Agora vou aproveitar o resto do meu tempo junto da familia na companhia deste delicioso bolo...xoxo Claudia C



 


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...